Olá!
Bem vindo à nossa disciplina Cerimonial, Protocolo e Etiqueta.
A inclusão desta disciplina no seu curso Técnico em Eventos se deve ao fato de algumas características identificadas hoje no mercado empresarial, tais como: altamente competitivo, com rápidas mudanças e clientes cada vez mais bem informados. Por isso, o profissional de eventos deve conhecer e saber elaborar um roteiro de cerimonial, utilizando o protocolo correto para cada tipo de cerimônias, seja para eventos sociais, empresariais, públicos, esportivos e culturais ou para coordenar e dar suporte a qualquer tipo de solenidade. Deve também saber se portar com etiqueta e boas maneiras,

Você acompanhará:
- O Conceito de cerimonial, protocolo e etiqueta;
- Origem e evolução histórica do cerimonial no Brasil e no mundo.
- Cerimonialistas, mestre de cerimônias e ordem e Critérios de precedência.
- A Precedência e a representação de autoridades.
- O Uso dos Símbolos Nacionais .
- Ordem geral de precedência para composição de mesas.
- Cerimonial empresarial, social, universitário e esportivo.
- Convites e pronomes de tratamento.
- Etiqueta: no vestir, à mesa e profissional.

Assim, com o melhor entendimento sobre a importância da qualidade e dos serviços, você estará pronto para trabalharmos com muito mais clareza as Técnicas de Cerimonial, Protocolo e Etiqueta, em particular na organização de um evento, onde se espera dos profissionais deste segmento o exemplo, a referência e a prática mais natural e verdadeira de um atendimento diferenciado.

Ao final da disciplina, será esperado que você consiga implantar e manter algumas, normas e técnicas de cerimonial, protocolo e etiqueta que possam, então, encantar os seus clientes. E, sendo assim, acredite: toda sua atuação e dedicação profissional farão a diferença junto aos seus usuários.

Professor Formador: Camile Azevedo Cunha
Professor Formador Presencial
Professor Formador EaD
Carga Horária:  60 horas

Forma de Avaliação da disciplina
Para a aprovação na disciplina de Catalogação Bibliográfica será distribuído o valor máximo de cem (100) que deverá ser percebido pela somatória de:
1) 50 (cinquenta) pontos para a prova presencial no polo de EaD;
2) 50 (cinquenta) pontos para as atividades na plataforma AVA que deverão ser distribuídas em 04 atividades avaliativas ao longo da disciplina e observando as datas estabelecidas de postagem. Então, não deixem de acessar a plataforma, se possível diariamente para que não percam os prazos.


Boa disciplina e bons estudos!