Prezado (a) cursista,

Seja bem-vindo(a) à nossa disciplina Introdução à Biblioteconomia!

Você já parou para pensar e se perguntar qual o objetivo da nossa formação? Ainda não? Então se pergunte: será que o profissional técnico em Biblioteconomia exerce sua profissão apenas em bibliotecas? Já parou para pensar no atual impacto das tecnologias para o ambiente das bibliotecas e também no trabalho dos bibliotecários na tarefa de disseminação da informação para a sociedade? Comecemos a nossa disciplina e, vamos ver se, ao final dela, você saberá responder a estas perguntas.
Esta disciplina tem como objetivo mostrar a Biblioteconomia no universo do conhecimento, da comunicação e da informação, apresentando seus principais conceitos, campos de estudo, formação curricular, legislação, ética e áreas de atuação.
Durante nossas aulas, iremos estudar os conceitos de biblioteca, arquivo, museu e centro de documentação, apresentando suas diferenças, finalidades e a delimitação dos campos de atuação de cada um deles.
A disciplina Introdução a Biblioteconomia será apresentada em três competências: na 1) primeira competencia, vamos estudar o contexto social da Biblioteconomia no universo do conhecimento, da comunicação e da informação. Na competência 2, veremos conceitos fundamentais de biblioteca, arquivo, museu e centro de documentação. Na competência 3, vamos conhecer a estrutura da carreira e o exercício do profissional técnico em Biblioteconomia.

Bons estudos!